top of page

Assistência Pré-operatória – Cirurgias para Confecção de Estomias de Eliminação


Os cuidados pré-operatórios aos pacientes que irão passar por uma cirurgia com o intuito de realizar uma estomia de eliminação são de extrema importância. Porém, muitas vezes tem sido sendo negligenciados em vários serviços de saúde, pois o foco maior da assistência acaba sendo no período pós-operatório, no qual o paciente já está com a estomia e precisa receber as orientações de autocuidado.


No período pré-operatório é essencial que o paciente saiba pela equipe médica que poderá sair com uma estomia depois da cirurgia, principalmente se a cirurgia for eletiva. Além disso, a consulta pré-operatória com um enfermeiro Estomaterapeuta também se faz necessária, contudo, sabemos que não é o que ocorre na maioria dos casos.


Em cirurgias de urgência principalmente, esse cenário é ainda mais complexo. Entretanto, a depender das condições clínicas do paciente e se ele estiver consciente e orientado, ele tem o direito de ser informado de que poderá sair com uma estomia de eliminação e o que isso significa.


Em cirurgias eletivas, o ideal seria que um enfermeiro Estomaterapeuta compartilhasse com o paciente em uma consulta pré-operatória informações sobre a cirurgia, sobre o que é uma estomia de eliminação e como ela funciona e já iniciasse uma aproximação do paciente com os equipamentos coletores. É interessante permitir que o paciente manipule um equipamento coletor e saiba minimamente como ele funciona antes de ir para a cirurgia. Também seria muito importante incluir a família do paciente neste processo, pois são essenciais na reabilitação dele após a cirurgia.


Neste momento pré-operatório, também é possível que o enfermeiro Estomaterapeuta avalie as habilidades psicomotoras do paciente que serão necessárias para execução do cuidado e já pensar em possíveis estratégias para facilitar o aprendizado deste indivíduo após a cirurgia.


A consulta pré-operatória permite que o indivíduo e sua família consigam encarar esse difícil momento da forma mais segura e informada possível, diminuindo assim a ansiedade e o medo do desconhecido. Além disso, com esse conhecimento prévio, as orientações do pós-operatório são mais bem encaradas e absorvidas. Levando tudo isso em consideração, devemos lutar para que a consulta pré-operatória por um enfermeiro Estomaterapeuta seja instituída em nossos locais de trabalho, para que esses pacientes recebam uma assistência com melhor qualidade.


Ainda no período pré-operatório também existe uma etapa essencial para o paciente que irá passar por uma cirurgia de confecção de estomia de eliminação: a demarcação. Conversaremos sobre esse assunto em nossa próxima coluna. Até breve!


Referências:

1. Wound Ostomy and Continence Nurses Society. WOCN Society Clinical Guideline. J Wound Ostomy Cont Nurs. 2018; 45(1):50–8. https://doi.org/10.1097/WON.0000000000000396

2. Santos VLC de G, Cesaretti IUR. Assistência em estomaterapia: cuidando de pessoas com estomia. São Paulo: Atheneu; 2015.

29 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page