Muitos estomizados acreditam que, após a estomia, não vão poder mais praticar atividades físicas, por causa de riscos relacionados à sua nova condição. O medo se justifica, mas não é bem assim.
Com certeza, uma das grandes preocupações de uma pessoa estomizada é o cuidado com as bolsas coletoras. É aceitável e isso faz todo sentido. Mas também precisamos pensar na parte física e psicológica do indivíduo.
É importante dizer que cada ser é único, e o retorno às atividades normais, vai variar de paciente para paciente. Inclusive com relação aos exercícios físicos e outras atividades.
Desde que tenha liberação médica, o estomizado pode sim fazer exercícios. É possível ir à academia, correr, caminhar e praticar esportes. Estar em constante movimento ajuda na reabilitação pós-operatória, assim como no aumento da qualidade de vida.
Lembre-se: dá para levar uma vida normal, mesmo usando uma bolsa de estomia.
Benefícios
A atividade física pode trazer diversos benefícios ao estomizado. Dentre eles, a melhora da circulação sanguínea, diminuição do risco de doenças cardíacas, fortalecimento dos ossos e sistema imune, equilíbrio corporal, e controle do peso.
Sem contar os benefícios psicológicos como socialização, autoestima e melhora do humor.
Restrições
Diabetes, colesterol elevado, hipertensão e osteoporose são problemas que também podem estar associados a pessoa estomizada e, por isso, o exercício aliado a alimentação podem ajudar a estabelecer um equilíbrio corporal.
A única restrição, porém, são os esportes de muito contato físico ou que possam causar traumas ao estoma.
Na academia, quem passou por uma cirurgia de estomia deve voltar à carga lentamente, evitando pegar peso nos três primeiros meses pós-cirurgia.
Atividades recomendadas
A corrida é um dos melhores exercícios para o estomizado, além de ser uma das atividades mais seguras, que não envolvem riscos para o estoma.
Caminhadas, atividade aeróbica e natação também são indicadas.
Mas vale lembrar que toda atividade física deve ser acompanhada por um profissional e que o seu médico deve ter conhecimento dos exercícios praticados.
Como eu disse, o paciente estomizado, PODE E DEVE levar uma vida normal, sempre cuidando da higiene da bolsa coletora e da pele ao redor do estoma. Praticar exercícios sempre vai fazer bem para a mente e o corpo. Fica a Dica!
Um grande abraço a todos e até nosso próximo blog.
Muito interessante!