Ao caminharmos pela vida, nos adaptamos aos ambientes e estímulos aos quais somos expostos. Possuímos essa capacidade adaptativa em nossos genes e também são eles que ditam as regras do jogo da vida. A pele é um dos nossos canais de interação com o ambiente e onde essas mudanças programadas pelos genes, como o envelhecimento, são percebidas “à flor da pele” e aos nossos olhos.
As diferenças entre as principais faixas etárias no que tange à pele e a sua função são notórias, um exemplo claro é a facilidade de cicatrização do jovem e a dificuldade que temos nos idosos. Mas afinal, o que de fato acontece em nossa pele durante a nosso ciclo biológico para que haja essas nuances no processo cicatricial?!
No quadro abaixo estão elencadas as fases de vida e suas principais alterações
Fonte: Domansky, 2014.
O quadro consultivo acima é um resumo e está longe de conter absoluta totalidade de alterações, contudo, facilitará nossa compreensão sobre o assunto e nos permitirá uma análise mais ampla de nossos pacientes.
De posse desse conhecimento, entendendo em qual etapa da vida o paciente encontra-se e correlacionando com os desafios de cada etapa, é possível desenvolver o plano terapêutico de cuidados com a pele de forma personalizada que atenda o nosso cliente e seja o mais resolutivo possível.
Gostou? Comente! Compartilhe!
O saber coletivo é nossa responsabilidade social.
REFERÊNCIAS
DOMANSKY, R.C; BORGES, E. L. Manual de prevenção de lesões de pele: Recomendações baseadas em evidências. 2.ed. Rio de Janeiro: RUBIO; 2014. ISBN 978-85-64956-99-5.
Parâmetros
Pré-
Parâmetros
Adulto
I
Enf. Jonathan sempre arrasando nos conteúdos! 👏
Bastante
Muito boa!
Conteúdo maravilhoso, ótimo para estudar 😍